Se você é empresário, empreendedor, uma pessoa de negócios, é natural que que não dê muita atenção à contabilidade de sua empresa por uma razão muito simples: existem outras áreas, que para você, são muito mais apaixonantes para os negócios.
Que outras áreas são essas? Bem, por exemplo, atividades que nutrem a vida do empresário do empreendedor, como:
Cuidar da marca do negócio;
Relação do seu consumidor;
Preço dos produtos;
Estratégia de vendas e divulgação dos produtos;
Liderança da equipe;
Planejamento estratégico.
Em fim, tantas outros aspectos muito mais emocionais, muito menos racional e burocrático do que a contabilidade.
Só que é fundamental você entender o papel da contabilidade na vida da sua empresa. Essa palavra “vida”, tecnicamente chamamos de continuidade, pois, nenhuma empresa é criada para falir, para fechar, e sim, para ter sua função social, gerar emprego, criar valor para sociedade, e lucros para os empresários e investidores.
A contabilidade registra todas as operações da empresa, como compra de mercadorias, vendas, pagamento de colaboradores, pagamento de duplicatas, pagamento de faturas de energia elétrica, pagamento do seguro, registra as tarifas bancárias, faz provisões de despesas, registra aquisição de veículos, máquinas e equipamentos e estrutura esses dados em informações.
A partir das informações, a contabilidade gera relatórios, demonstrações financeiras que irão dar suporte nas tomadas de decisões.
A Contabilidade, linguagem dos negócios
A contabilidade, segundo Warren Buffett, é a linguagem dos negócios, é ela que vai dizer sobre sua empresa, em termos financeiros, para você e para as outras pessoas que dela necessitam.
Vou me permitir dar uma pequena aula de contabilidade, de forma muito resumida, para você entender o que a contabilidade pode dizer sobre sua empresa em termos financeiros.
Também, é importante você ter a noção, de que não apenas os sócios, o empresário ou empreendedor necessitam das informações financeiras da empresa, mas também quem é de fora do negócio, como uma autoridade fiscal, um auditor externo, um potencial investidor, ou um banco.
E a pergunta que essas pessoas fazem é: o que ela vê no seu negócio quando olha a contabilidade?
Quando seu Profissional Contábil envia os documentos para serem assinados, ele não tá simplesmente cumprindo uma obrigação fiscal.
O Contador está enviando relatórios financeiros que tem o poder de decisão operacional dos negócios.
Muitos empresários, na correria do dia a dia, não dão valor para atividade ou serviço do Profissional Contábil.
Muitos desses empresários, buscam preço, e contratam o serviço mais barato de um Contador, que não vai ter muito interesse do dia a dia da empresa.
O Profissional Contábil vai trabalhar desmotivado, enviando informações padronizadas que não dizem muitas coisa sobre a empresa.
Da mesma forma, o empreendedor que não entende nada de contabilidade vai receber esses documentos simplesmente perguntar para o Contador, onde é que eu assino e cumprir uma obrigação fiscal ou comercial.
Agora se você der atenção as informações que o Contador pode trazer para você, para sua empresa, você terá um conjunto de informações que vão lhe dizer se a empresa está indo ou não no rumo certo.
A contabilidade tem o potencial de medir a saúde financeira da empresa. Elaborar fluxos de caixa presentes e futuros, e dar suporte ao planejamento estratégicos, por meio da contabilidade gerencial.
Quer comprovar isso? Imagine sua empresa passando por uma crise, e você quer melhorar a situação financeira, para que ela dê mais lucros, então, você tem a ideia de contratar um Consultor Empresarial.
Pense nos documentos que este Consultor pediria para você ao chegar a sua empresa.
Os primeiros documentos que o Consultor pediria seria o Balanço Patrimonial da empresa e a Demonstração de Resultados.
Balanço Patrimonial é um retrato financeiro da empresa. A demonstração de resultado, uma descrição do fluxo de informações durante um certo período, por exemplo, de onde vem o dinheiro, para onde vai o dinheiro, se sobra, se não sobra.
Na prática, o que o Consultor está querendo ver é uma informação detalhada da estratégia que você executou nos seus negócios.
Vou te mostrar um slide da representação de uma parte do documento mais importante da contabilidade da empresa, que é o Balanço Patrimonial.
Quando o Consultor olha para o conjunto dos Ativos da Empresa, ou seja, uma caixinha, um compartimento, que representa os valores que a empresa tem a sua disposição.
Imagine que cada centímetro que você vê na tela representa o valor em reais. Imagine que você tem um empresa que tem um ativo de R$ 500 mil reais, cada centímetro seria a fração destes R$ 500 mil reais.
A descrição desses ativos nada mais é que a descrição das estratégias que você aplicou no seu negócio.
Quais estratégias? Ter mais caixa, ou menos caixa. Adquirir mais estoques, ou menos estoques. Ter mais contas a receber ou menos contas a receber, aquilo que você vende mais a prazo, vai ter um volume muito grande de contas a receber. Ter ou não ter estrutura própria, por exemplo seu galpão, sala comercial, ou alugar um galpão. Ter um veículo de entrega próprio ou você pode alugar os veículos da sua empresa.
Então o que o Consultor vai observar no conjunto dos ativos é o que você fez com o dinheiro, com os recursos, que esteve a sua disposição.
Digamos que você está empreendendo numa loja de calçados, lá, no ativo, ele vai ver a quantidade de estoques, quantidade de embalagens, quais recursos você destinou para aquisição da sala comercial, na compra do veículo para entrega e distribuição dos produtos.
É lá no ativo, que você tem valores que foram disponibilizados para empresa e que foram alocados da maneira que possam ajudar a empresa a gerar mais resultados, no caso, lucro.
Se você analisar o outro lado do Balanço Patrimonial, o que seria o lado direito, o lado do passivo e do patrimônio líquido, você terá uma descrição da origem desse dinheiro que está no ativo da empresa.
Que fique bem claro é o ativo é patrimônio real, é o valor real que está na empresa, o conjunto dos recursos que estão a disposição da pessoa jurídica.
O lado direito do balanço patrimonial não existem, são provisões, são apenas fatos de onde retratam o dinheiro que estão lá na empresa.
Então se o passivo diz que você tem contas a pagar a fornecedores, é um compromisso futuro, uma provisão.
Pelo fato de você não ter pago ainda o valor devido ao seu fornecedor, significa que o dinheiro ainda está na empresa, está no ativo, ou parado no caixa, ou no estoque, ou no contas a receber, de uma forma ou de outra, este dinheiro está alocado.
O fato de você ainda não ter pago os impostos para a prefeitura, que vence só no final do mês, ou o tributo devido para a receita federal, ou pago a conta de energia, ou pago a parcela do financiamento, significa que aquele dinheiro está na empresa, circulando, gerando atividade e promovendo geração de receita e provavelmente lucro.
Se você considerar que parte do dinheiro que está à disposição da empresa, parte do dinheiro está lá, pois as dividas e compromissos ainda não foram pagos, então, quando você considera nesta leitura do balanço patrimonial que o dinheiro que está lá em algum momento vai sair, você terá uma noção do que sobra desse recurso. Considere que o ativo é patrimônio total e você diminui o passivo, você terá o valor líquido das dividias, então terá o valor do patrimônio líquido.
Se você tiver uma contabilidade bem apurada, bem quantificada, você pode ter a cada dia, se ter um bom sistema de informações, quantificar o valor da sua empresa. Quantificar o valor do patrimônio líquido da sua empresa.
Toda empresa, nasce para gerar resultados na acumulação de lucros.. Acumulando mais lucros sua empresa paga aquilo que está devendo lá no passivo, e esta sobra, este lucro, continua circulando na empresa. Então uma empresa saudável estará continuamente produzindo um crescimento no seu patrimônio líquido.
Por que o empreendedor monta essa estratégia de negócios? Por que ele abre uma empresa? Por que ele constitui um ativo, coloca um ativo para funcionar, no dia a dia da sua empresa?
Por que ele está querendo gerar resultado para sua vida.
Então existe outro documento, a Demonstração de Resultado, que evidencia o resultado da aplicação daquela estratégia.
A pergunta que devemos fazer, ao interpretar uma DRE é se a empresa deu lucro ou prejuízo num determinado período.
A DRE vai mostrar também qual foi o faturamento, quais foram as receitas que a empresa obteve, quais foram os custos, os gastos, os desembolsos, para desempenhar as atividades. O que sobrou dessas entradas e saídas, ou seja, a diferença, é o chamado lucro.
Agora, uma dica que dou à você é a seguinte, não confunda lucro com distribuição de lucros, que muito empreendedor acredita falsamente que é a parte que lhe cabe, ou seja, o resultado que lhe cabe.
O lucro é a parte do empreendedor? Não é.
Os empresários devem tomar decisões, de manter ou não manter esse lucro na empresa.
Que tipos de decisões?
De aumentar ou não aumentar o investimento no seu ativo, no seu patrimônio.
É importante analisar onde irá aplicar o lucro, aplicar em títulos públicos, ações ou imóveis, ou decidir abrir mais uma filial, contratar mais colaboradores, adquirir uma máquina para ampliar a capacidade de produção.
Se você decidiu empreender, abrir o negócio, abrir a empresa, será muito oportuno investir parte do seu lucro na empresa.
Você deve ter uma visão de escalonamento do negócio, criar dinâmica necessária para que seus investimentos possam crescer de forma composta ao longo tempo.
Quando eu falo de fórmula composta é aquela ideia de juros sobre juros, o famoso juros compostos.
Se sua empresa deu um lucro líquido de R$ 100 mil, você não pode gastar todo esse lucro, você deve reinvestir, e no próximo ano, você terá um lucro de R$ 150 mil.
O empreendedor vai enriquecer se se ele for capaz de identificar a oportunidade de usar parte de seu lucro de reinvestir na compra de um novo ativo, por exemplo, na compra de mais estoques, na aquisição de um serviço de consultoria, contratação de novos talentos, um treinamento para seus colaboradores, em fim, um reinvestimento vai permitir criar valor no seu negócio, e fazer com que este negócio lucre mais.
É fundamental que você empreendedor, perceba que um negócio só será bem sucedido se tiver essa espiral de crescimento, ou seja, eu começo com um certo patrimônio e termino com um patrimônio maior, você deve ter sempre em mente de escalar o seu negócio.
Se você não fazer isso, provavelmente, um empreendedor um pouco mais perpicaz, mais observador, perceberá sua falha, perceberá a oportunidade de abrir um negócio concorrente ao seu, em frente ao seu negócio, ou próximo do seu negócio, e ir atrás de seus clientes, e ele que vai gerar um lucro parecido com seu, não vai usar todo o lucro, vai investir, reinvestir o lucro no crescimento na sua atividade, no treinamento e capacitação do funcionário, informatização, marketing, divulgação e vai atrair mais consumidores.
Num segundo momento vai atrair até os seus consumidores.
Aquele empreendedor com a visão do reinvestimento vai te deixar para trás, até extinguindo o seu negócio.
Não se esqueça, que um negócio saudável é um negócio que recebe reinvestimentos contínuos, e que cresce de forma escalável, até para ganhar uma dianteira na frente dos concorrentes.
Um crescimento espiral e composto, você irá diminuir as falhas, haverá crescimento, lucro contínuo e certamente recompensas contínuas para seus sócios empreendedores.
Que você tenha muito sucesso ao colocar em prática tudo o que foi tido até aqui.
Obrigado.
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