A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL PARA CONDOMÍNIOS
Ao administrar um condomínio o mesmo deve ser tratado como uma empresa, tamanho o número de atividades e controles a serem executados, para o seu perfeito funcionamento, por essa razão é de extrema importância que o síndico conte com o apoio de uma empresa profissional, cabe à administradora trazer tranquilidade ao síndico e oferecer todo o apoio necessário em funções técnicas, legais, tributárias e administrativas, trazendo assim mais tranquilidade em suas tomadas de decisões e gestão.
Como já explicamos a administração de um condomínio deve ser realizada de forma profissional, existem varias obrigações que um condomínio deve observar e que muitas vezes o síndico desconhece, como por exemplo entrega de declarações acessórias para o governo como a DCTF, o e-Social e a EFD-Reinf, ao contratar uma empresa especializada o síndico pode se dedicar ao cuidado do condomínio em si, bem como seus moradores, deixando a parte burocrática com a administradora.
Quais principais atividades da administração
Podemos dividir em três grandes áreas de atuação:
1.1 Gestão Contábil e Financeira:
1.1.1 Administração financeira com contas bancárias individuais.
1.1.2 Elaboração de balancete mensal de receitas e despesas, inclusive financeiras, com conciliação bancária;
1.1.3 Envio do livro financeiro com toda a documentação relativa ao mês para analise e aprovação do sindico e conselheiros;
1.1.4 Cálculo e rateio das despesas para fixação do valor mensal, com a aprovação do síndico;
1.1.5 Consultoria contábil, trabalhista, administrativa e financeira;
1.1.6 Conferência de notas fiscais de prestadores de serviços, realizando retenções de impostos obrigatórios e gerando as respectivas guias para recolhimento
1.1.7 Consultoria jurídica ao síndico;
1.1.8 Pagamento de contas via internet mediante autorização do síndico;
1.1.9 Elaboração de livro caixa.
1.1.10 Envio das obrigações fiscais acessórias obrigatórias para os órgãos do governo como EFD-Reinf, EFD-Contribuições, DCTF etc.
1.2 Serviços na área de pessoal:
1.2.1 Controle geral da folha de pagamento, através de sistema totalmente informatizado;
1.2.2 Guias de INSS e FGTS;
1.2.3 CAGED, RAIS, SEFIP, e demais declarações obrigatórias;
1.2.4 Livro de Registro de Empregados;
1.2.5 Quadro de Horário de Trabalho;
1.2.6 Guias de Contribuição Sindical;
1.2.7 Folha de pagamento;
1.2.8 Recibos de pagamento a Autônomos;
1.2.9 Rescisões de Contrato de Trabalho;
1.2.10 Outras obrigações trabalhistas e sociais incluídas em lei após a assinatura deste contrato;
1.3 Gestão Administrativa:
1.3.1 Vistorias das áreas comuns;
1.3.2 Implantação de plano de manutenção;
1.3.3 Organização de assembleias e reuniões;
1.3.4 Elaboração de editais de convocações para assembleias;
1.3.5 Registro de atas em cartório, com custas a parte;
1.3.6 Revisão e acompanhamento dos contratos de fornecedores e outros, com possível renegociação;
1.3.7 Controle e atualização de cadastros de condôminos;
1.3.8 Elaboração de comunicados, avisos e notificações;
1.3.9 Realização de orçamentos e indicações para prestadores de serviços e fornecedores.